Destaque

Evite usar o celular se estiver conectado à rede elétrica

O celular é algo que as pessoas gostam tanto, que não conseguem largá-lo nem quando o dispositivo está com a bateria sendo recarregada na tomada.

Embora o aparelho seja importante para a nossa comunicação, é imprescindível estar atento a alguns cuidados a respeito do seu manuseio. No ano passado, um estudante de 16 anos morreu eletrocutado ao atender o celular após desconectá-lo da tomada e inserir o cabo na entrada USB do computador, para continuar a recarga. O caso ocorreu no Ceará e trouxe à tona o perigo de usar o aparelho enquanto estiver conectado à rede elétrica.

Especialistas explicam que um curto-circuito ou até mesmo incêndios provocados por carregadores de celular é algo muito raro, mas o risco existe. O ideal é nunca mexer no aparelho com a pele úmida, manter em dia as revisões periódicas na rede elétrica das residências e carregar o aparelho em casa. Segundo a Light, é essencial utilizar sempre equipamentos adequados e em bom estado (e de acordo com a voltagem indicada pelo fabricante), evitar o uso de benjamins e não manusear o telefone celular enquanto o mesmo estiver conectado à tomada.

Apesar de serem mais caros, os carregadores originais passam por inspeção e têm a certificação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por isso são mais seguros. Quando a bateria está completa, eles suspendem o carregamento sozinhos. Mas, mesmo assim, nunca se esqueça de desconectar os plugs da tomada após o uso, e, claro, jamais utilize o celular enquanto ele estiver recarregando.

Comment here