DestaqueMatérias Completas

Mantenha o seu corpo hidratado na nova estação

O verão começou no mês passado  e o aumento da temperatura requer cuidados especiais com a hidratação do corpo, tendo em vista que a eliminação de água pelo organismo torna-se maior.|

Com o suor, há perda não só de água como também de sais minerais, que precisam ser repostos. Quando isso não acontece, o organismo começa a se desidratar, o que é muito perigoso e, em casos extremos, fatal. “No verão, a principal atenção é com a água. Não há nada melhor do que ela para hidratar. Já a água de coco, além de refrescante, repõe sais e líquidos essenciais para o organismo e auxilia no bom funcionamento do intestino. Ela é rica em nutrientes e considerada como um isotônico natural”, destaca a nutricionista Tatiana Ferreira (CRN: 04101583), alertando que tanto a água de coco quanto os sucos não substituem a água.

Nutricionista Tatiana Ferreira

As frutas estão entre os alimentos que mais hidratam, mas a especialista expõe que o ideal é consumi-las em vez de preparar sucos. “Todas as frutas contêm frutose, seu próprio açúcar, e um suco pode acumular várias delas, como por exemplo, 300 mililitros de suco de laranja podem conter quatro laranjas, ou seja, fica muito calórico, e com o índice glicêmico alto (quantidade de açúcar e pico de insulina), o que pode gerar aumento de peso”, explica a nutricionista acrescentando que os sucos de morango, melão, limão e caju são menos calóricos, mas não devem ser coados para manterem a fibra.


Todas as frutas podem ser consumidas no verão. Mas para dar uma ajudinha, Ferreira separou algumas dicas de frutas da época, que além de auxiliarem na hidratação do corpo dão uma ajudinha na dieta.

Confira os detalhes e inclua esses itens na lista para a sua próxima visita à feira ou ao mercado:

Maçã – Auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis, pois contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Como também tem uma grande quantidade de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. O fruto da macieira é rico em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Melancia – Muito hidratante, pois é composta por mais de 80% de água. A melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo B e vitamina A. Ela promove uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.

Laranja – Famosa por seu alto teor de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a laranja também é rica em compostos anticancerígenos e beta caroteno, que ajuda a manter o bronzeado.

Melão – Ajuda a estabilizar a pressão arterial e possui níveis elevados de vitaminas C, A, B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico.

Abacaxi – Rico em bromelinas, o abacaxi auxilia na digestão, especialmente de proteínas, além de conter um poderoso efeito cicatrizante. Contém poucas calorias e muita água em sua composição.

Comment here