Notícias

Mamografia sem agendamento no SUS

Neste mês de outubro, quem precisa realizar mamografia e que tenha um pedido feito em unidade básica de saúde, clínica de família, centro municipal de saúde ou hospital do SUS pode ir direto ao Rio Imagem sem estar com o exame agendado. A pessoa deve ir de segunda-feira a sábado, no horário das 8h às 17h, com o encaminhamento médico. O atendimento será conforme o horário de chegada, encaixado entre os exames de pacientes previamente agendados. Ainda que mais raro, o câncer de mama é uma doença que atinge também os homens. Por isso, disse que se um homem tiver solicitação de uma unidade básica de saúde ou hospital público, ele também terá atendimento durante o Outubro Rosa.

Por conta do coronavírus, há preocupação com o cumprimento de regras como uso de máscara, medição de temperatura, distanciamento social, uso de álcool em gel e a não aglomeração. A estimativa é que sejam atendidas em torno de 200 mulheres por dia, ampliando esse número, se houver demanda, com a possibilidade de estender a campanha até a primeira quinzena de novembro. Após essa data, o serviço voltará a ser feito exclusivamente por meio de marcação pelo sistema de regulação.

Estão sendo atendidas mulheres de 50 a 69 anos, faixa de idade recomendada pelo Ministério da Saúde para a realização de exames destinados à detecção precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), as mulheres nessa faixa de idade e que se encontram na fase pós-menopausa constituem o público-alvo da campanha, com chance de cura em 95% dos casos se for feito o diagnóstico precoce.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do governo fluminense está localizado na Avenida Presidente Vargas, 1.733, em frente à Central do Brasil, região central da cidade.

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Comment here