Uma partida de futebol entre amigos

Os encontros informais que ganham espaço entre os adeptos do esporte

Pelada, racha ou rachão são algumas denominações atribuídas a partida de futebol improvisada por amigos, que geralmente ocorre aos finais de semana ou feriados. Uniformes, tamanho do campo, ou até mesmo time vencedor, não são os itens mais importantes. O objetivo principal da partida é a diversão e a confraternização dos amigos. 

Um esporte com o objetivo lúdico de entretenimento e descanso, a pelada é uma instância amadora do futebol, sendo praticada em qualquer espaço livre que permita a movimentação de jogadores. As condições climáticas nem sempre influenciam na partida, é o que garante o coordenador comercial Rodrigo Sousa, de 30 anos, que faz parte do grupo de peladeiros denominado “Paga duas, paga duas”. “Basta o campo estar em boas condições que o futebol acontece, pois o objetivo do nosso encontro é reunir os amigos. Não é só para jogar futebol, mas também jogar uma conversa fora”, explica Rodrigo, que faz parte do grupo há nove anos.
As peladas contagiam gerações, como conta o representante comercial Walter Walliter, de 55 anos, que faz parte do grupo denominado “Dom Quixote” há uma década. O grupo começou a partir dos encontros frequentes de pais que levavam seus filhos até a porta da escola. Na época surgiu uma amizade e com isso eles decidiram marcar algumas partidas de futebol. “Sem que percebêssemos o grupo de peladeiros se formou e cresceu com o tempo. Hoje, mesmo com o passar dos anos, as peladas permanecem e inclusive nossos filhos jogam com a gente”, orgulha-se Walter.
Ao contrário do futebol profissional, a pelada quase não tem regras. Dois participantes já são o suficiente para começar uma partida. Nem sempre há presença de goleiros e a divisão dos times muitas das vezes segue critérios como “com-camisa” X “sem-camisa”. Sem um tempo determinado de duração, o jogo não tem hora certa para acabar, pois o principal objetivo é a diversão entre os participantes.

Seja Sociável, Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>