Dicas de Trilhas – parte 2

Acompanhe as dicas de trilhas em Jacarepaguá do instrutor de escalada e guia de turismo Felipe Dallorto.

 

 

- Circuito das águas (PEPB) Núcleo Camorim

O Núcleo Camorim, por ser um local rico em mananciais, tornou-se famoso por seu potencial hídrico. Lá, também foram realizadas obras de infraestrutura e recuperação paisagística. Em seis de dezembro de 2002 foi inaugurado o novo prédio para abrigar a subsede do Parque e foram criadas áreas de lazer. O local recebeu sinalização interpretativa do sistema de captação e tratamento de água, recuperação paisagística e sinalização direcional.

Temas como: a poluição e a escassez das águas; a importância ecológica e econômica de um rio; a história das águas no parque e suas estações de captação podem ser abordados nesta Trilha.

O Circuito das Águas é um complexo de atrações como cachoeiras, açude e represas. O tempo médio da caminhada é de 20 minutos, numa extensão de 250km e com baixo nível de dificuldade.

 

 

- Pedra do Quilombo (PEPB) Núcleo Pau da Fome


Situado a767 metrosde altitude, esta caminhada tem início na sede principal do Parque Estadual da Pedra Branca na (Taquara). A caminhada começa leve, passando perto de córregos e antigas posses, onde até hoje é feita agricultura em pequena escala, como plantações de bananas, aipim e caqui. Após passar por um bananal, a trilha começa a entrar na mata, tornando-se mais inclinada, até chegar próxima ao cume onde há um pequeno trecho de escalaminhada (pequeno trecho que une escalada com caminhada) e necessidade de corda, para servir de corrimão. Trilha muito prazerosa de ser feita, apreciada por trekkers (são pessoas que apreciam e adotam a caminhada de montanha como esporte).

É uma caminhada moderada, com alguns trechos mais pesados e muito bonita, que revela trechos importantes da história da Baixada de Jacarepaguá, na época do antigo Barão da Taquara.

Não é aconselhável ir sozinho nestas caminhadas.

 

Informações:

Núcleo Pau-da-Fome: Estrada do Pau-da-Fome, 4003, Jacarepaguá.

Núcleo Camorim: Estrada do Camorim, 2118 – Camorim.

(publicado na Edição 29 do Jornal Nosso Bairro Jacarepaguá)

Seja Sociável, Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>