Destaque

Expectativas para os resultados do Enem

Após ter feito a exaustiva prova do Enem, cada candidato agora enfrenta a expectativa pelo resultado que será divulgado em janeiro.

Até lá, tanto a ansiedade quanto as dúvidas sobre os possíveis erros que poderiam ser evitados povoarão a cabeça de muitos estudantes. Afinal, os acertos, geralmente, serão esquecidos após os resultados, porém os deslizes que custaram à perda de preciosos pontos serão lembrados vigorosamente.

Certamente após a divulgação dos resultados teremos dois tipos de candidatos: aqueles que terão poucas lembranças de erros cometidos nas provas do Enem, pois alcançaram suas metas e ingressarão na universidade desejada e os outros, que ficarão tristes ao verem que não foram classificados e, provavelmente, reavaliarão a forma como passaram o último ano estudando.

Aos primeiros, parabenizo e louvo o esforço que culminou na aprovação. Aos outros sugiro algumas reflexões para a próxima tentativa. Em primeiro lugar é imperativo avaliar quais foram às disciplinas e respectivos conteúdos com melhor e pior desempenho. Geralmente, os piores resultados ocorrem exatamente naquelas matérias com as quais temos menos afinidades. Logo, esta avaliação ajudará a traçar um plano de estudos bem mais eficiente para privilegiar muitos tópicos aparentemente menos interessantes.

Afinal, se eles representam o seu passaporte para o ingresso na universidade almejada, então, de fato, precisam receber uma atenção diferenciada. O importante é não esmorecer e recomeçar os estudos o mais cedo possível, aproveitando cada dia útil do próximo ano para revisar os conteúdos e se preparar melhor para as próximas provas.

Assim, organize seu tempo para ler, resolver exercícios e, principalmente, escrever, já que a redação possui um peso significativo na prova. Então, escreva resumos dos conteúdos estudados nos cadernos, pois a escrita é um exercício bem saudável para o cérebro e contribui bastante para a memorização. Preferencialmente, desligue o celular ou coloque-o em modo avião durante os estudos, pois manter a concentração é imprescindível para uma eficiente aprendizagem.

Finalizando, lembre-se que o Enem segue um padrão de questões que devem ser solucionadas em pouco tempo. Portanto, faça muitos simulados e resolva muitas provas de edições anteriores e, possivelmente, ao final do próximo ano você terá menos erros em suas futuras recordações.

Artigo Flávio Chame (professor, escritor, membro da Academia Fluminense de Letras etc.)

Comment here