Destaque

Dezembro Vermelho: campanha realiza conscientização e combate à Aids e ISTs

A campanha Dezembro Vermelho foi instituída em 2017 pela Lei 13.504 e objetiva a conscientização contra os vírus HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A iniciativa tem como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas infectadas com essas doenças. Assim como acontecem com a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, ao longo deste mês serão realizadas atividades e mobilizações tais como iluminação de prédios públicos com luzes na cor vermelha; veiculação de campanhas de mídia; palestras e atividades educativas; e promoção de eventos.
Segundo o Ministério da Saúde, as ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs.
A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Comment here