ColunistasEsportes e EcoturismoMatérias CompletasNotícias

Jacarepaguá tem o seu Barcelona

Fundado em 5 de dezembro de 1999, o Barcelona Esporte Clube ou Barça carioca, como é carinhosamente chamado, tem sua sede administrativa na Rua Doutor Francisco Fonseca Teles, 131, na Taquara.

O Barça tupiniquim é o sucessor do antigo Internacional Futebol Clube de Curicica, fundado pelos mesmos dirigentes: Valdeir Penudo e Augusto Vieira, atual presidente. O nome do time foi escolhido em homenagem ao gigante clube Catalão, porém os dois clubes vivem realidades completamente opostas. Se por um lado o clube defendido por Messi é considerado um dos mais ricos do mundo, o time de Jacarepaguá vive com apertados orçamentos, necessitando muitas vezes da ajuda pessoal de seus dirigentes.

A grande aposta do clube são as categorias de base, o caminho natural de clubes com pouco investimento. O Barça carioca pode se orgulhar de manter as atividades da base sempre operando. Um dos grandes feitos do clube foi revelar o zagueiro Thiago Silva, da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain, um jogador internacionalmente consagrado.

O clube também mantém as suas atividades no futebol feminino. Em 2016 as meninas do Barça fizeram uma grande campanha, conquistando o vice-campeonato estadual da categoria, ficando atrás apenas do Flamengo.

O ano de 2017 foi, sem dúvida, o melhor do jovem clube, pois pela segunda vez ele disputou a série B1, segunda divisão, do campeonato estadual. Na competição encarou tradicionais adversários do futebol carioca como América, Americano e Olaria. Diferentemente do que ocorreu em 2015, quando disputou pela primeira vez a série B1, o Barcelona conseguiu importantes resultados que o mantiveram nessa série. Mas, infelizmente em 2018 a boa campanha não se repetiu e o clube caiu para a série B2.

Que 2020 seja um ano de grandes resultados para o Barça carioca!

Comment here